sábado, 30 de maio de 2009

BicicIeata pelo Respeito à Vida

Deixe seu carro em casa e venha participar da BicicIeata pelo Respeito à Vida, que terá sua concentração na Praça da Bandeira, dia 7 de junho, a partir das 15h30min, e seguirá para a praça em frente à igreja de Fátima. Ali haverá o encontro com outros grupos e a bicicleata seguirá para o Parque Ecológico Rio Branco, na Av. Pontes Vieira, onde estará acontecendo a Festa da Vida em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente.
O convite para a bicicleata é feito pelas seguintes entidades: A Associação Ceará Biker, Associação Cearense de Bicicross, Bike Selva Adventure e a Federação Cearense de Ciclismo. As entidades convidam a todos a participarem dessa ação em favor da vida e do meio ambiente. O presidente da Federação, Eduardo Lopes, conclama a todos e todas: "Participe e mostre que você tem respeito pela vida e pelo meio ambiente!".
BENEFÍCIOS -- Eduardo Lopes explica: as pessoas que se exercitam regularmente, cerca de trinta minutos, três vezes pôr semana, são mais saudáveis e, assim, menos suscetíveis a ficar doentes,. Podem desempenhar suas tarefas diárias com menos estresse e fadiga, têm melhor controle físico e maior equilíbrio emocional, ou seja, gozam de uma saúde melhor. Há também que se ressaltar que a pratica de exercícios físicos regulares aumentam a expectativa de vida dos indivíduos.
Pedalar é não só um exercício como também a mais eficiente forma de a pessoa se transportar , sob o ponto de vista ambiental e, sem dúvida, uma das mais confiáveis! É também uma forma de transporte das mais saudáveis, contribuindo não só para a saúde individual, como também para a saúde coletiva da comunidade e para meio ambiente sadio, pois as bicicletas são transportes ecologicamente corretos, não produzem fumaça nem fazem barulho. Pedalar pode ser adotado como meio de transporte, podendo ser adaptado à rotina diária de viagens à escola, ao trabalho, lazer e viagens que tenham outros motivos.
MUDAR O QUADRO -- No entanto, continua Eduardo Lopes, esta modalidade tem sido negligenciada e o automóvel particular tem sido a modalidade de transporte mais cobiçada, que atrai novos usuários e que ocupa mais espaço viário em nossas cidades. Isso contribui para o aumento da poluição de modo geral. Obter a carteira de motorista, comprar ou ter acesso a um automóvel e poder beber são as principais metas entre jovens. A sociedade se tornou escrava do automóvel e viciada nele. Assim, na medida em que circulam mais carros nas ruas, andar de bicicleta se torna menos atraente e mais perigoso! Isso faz com que as vias se tornem ainda mais perigosas para usuários vulneráveis como pedestres, ciclistas, crianças e pessoas da melhor idade. Este quadro precisa mudar, argumenta Eduardo Lopes.

Nenhum comentário: