sábado, 7 de fevereiro de 2009

Carta e Abaixo-Assinado Exigem Vigilância 24h no Parque Ecológico Rio Branco

O Movimento Proparque entregou quinta, dia 5, às 9h30min, uma Carta Aberta assinada por 26 pessoas e um abaixo-assinado firmado por 1.326 cidadãos e cidadãs no gabinete da prefeita Luizianne Lins. A carta solicita à prefeita, dentre outras medidas, a vigilância 24 horas no Parque Ecológico Rio Branco (Veja a íntegra abaixo). A carta foi assinada por 26 pessoas, durante a manifestação de repúdio contra os saques ao Parque. A manifestação foi feita dia 3, das 7 às 9h, apesar da chuva. As pessoas presentes deram entrevistas a 8 veículos de comunicação presencialmente ou via telefone. Os problemas denunciados nas entrevistas foram:
1. Falta de vigilância 24 horas, causa de depredação do parque desde 1995;
2. Lixo e entulho nos seguintes locais: nascente do Riacho Rio Branco (o lixo chega na metade do muro), no interior do parque, nas calçadas da R. Capitão Gustavo e na entrada pela R. Castro Alves;
3. Pessoas em situação de rua dormem no parque e poderão instalar ali moradias irregulares (A prefeita deu casa digna aos antigos moradores da favela que existia dentro do parque. Outra favela poderá se instalar no parque agora.);
4. Urge definir o parque como Unidade de Conservação municipal, conforme a Lei Federal 9.985/2000 (Conhecida como Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação);
5. É necessário restabelecer os limites do parque fixados em 1992, pagar as indenizações aos proprietários dos terrenos e tomar posse desses terrenos.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Os problamas ora denunciados são de conhecimento das autoridades da prefeitura desde 1995. Em 2005 um diagnóstico foi entregue aos novos gestores. O mesmo diagnóstico, atualizado, foi entregue em novembro último para os secretários municipais em reunião com o Movimento Proparque.

A Carta Aberta está transcrita a seguir.

CARTA ABERTA

“Fortaleza, 3 de fevereiro de 2009.

“Carta Aberta à Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins
Protolada no Gabinete da Prefeita sob o número 13492/09, em 05.02.09.

“Senhora Prefeita,

“Queremos Segurança no Parque – Nós, cidadãos de Fortaleza, membros do Movimento Proparque ou apoiadores deste Movimento, vimos reivindicar da Exma. Sra. Prefeita Luizianne Lins, que coloque vigilância 24 horas no Parque Ecológico Rio Branco, com o objetivo de aumentar a segurança das pessoas e evitar constantes depredações, como quebra de árvores e de equipamentos de uso coletivo.
“É com tristeza que vemos, dia após dia, os equipamentos do parque serem depredados antes de sua inauguração, mudas arrancadas, poluição dos riachos, animais soltos, pessoas dormindo no parque em situação desumana, motos e bibicletas circulando pelas vias de caminhada. Esta situação só será transformada quando este parque for uma Unidade de Conservação de acordo com a Lei 9.985/2000, quando suas terras forem regularizadas, quando o parque tiver plano de manejo e horário para fechar à noite. Todas essas melhorias começam pela colocação de vigilância 24 horas. Caso contrário, daqui a algum tempo não haverá mais o que preservar no Parque Ecológico Rio Branco.”
(Seguem-se as 26 assinaturas colhidas dia 3 de fevereiro, em Manhã Verde de Protesto Contra os Saques ao Parque, apesar da chuva que caiu)

ABAIXO-ASSINADO
Movimento Proparque
Queremos Segurança no Parque Ecológico Rio Branco
Abaixo-Assinado protolado no Gabinete da Prefeita sob o número 13492/09, em 05.02.09.

Nós, cidadãos de Fortaleza, membros do Movimento Proparque ou apoiadores deste Movimento, vimos reivindicar da Exma. Sra. Luizianne Lins, Prefeita de Fortaleza, que coloque vigilância 24 horas no Parque Ecológico Rio Branco, com o objetivo de aumentar a segurança das pessoas e evitar as constantes depredações como quebra de árvores e equipamentos de uso coletivo. Fortaleza, 1º de outubro de 2008.
NOME ou ASSINATURA DOCUMENTO
Seguem-se 1.326 assinaturas

OPINIÃO DE LEITORA DO BLOG

Como frequentadora do Parque Rio Branco, onde faço caminhadas diariamente, causou-me estranheza que nesse protesto ninguém tenha mencionado os balanços infantis feitos de pneus. Em plena campanha contra a dengue e no período chuvoso, isso é no mínimo um coantrasenso, já que o pneu velho tornou-se um símbolo da dengue. Seria bastante sensato que a prefeitura substituísse os pneus por balanços de madeira. Outra coisa que me incomoda bastante, é a presença de gatos espalhados por todo o parque. Sei que muitos os acham bonitinhos e inofensivos, mas todos sabemos que gatos são transmissores de doenças, e esses então, ainda sujam o parque com sua fezes. Há pessoas que insistem em alimentá-los. Trazem comida de casa, a qual é jogada no chão do parque, atraíndo não só os gatos mas outros bichos, como ratos, baratas, moscas e mosquitos. Também é bastante comum nos depararmos com gatinhos mortos, exalando mau cheiro, já que ninguém os enterra ou recolhe. Seria ótimo se a prefeitura recolhesse esses animais e os levassem para algum outro local, onde haja infestação de ratos, por exemplo. Ou então que as pessoas que gostam deles os adotassem e os levassem para suas casas. Fica aqui a sugestão.

NOSSO ESCLARECIMENTO

Talvez a senhora não tenha percebido que todos os pneus usados nos brinquedos do parque foram furados. Assim, não acumulam água.
Quanto aos gatos, qualquer pessoa pode denunciar a presença deles ao Centro de Controle de Zoonozes do município. E já foi feita a denúncia. Qualquer pessoa pode adotar um daqueles animais, se assim o desejar.
Agradecemos à pessoa que enviou a mensagem anônima com as sugestões. Participar deste debate já é um bom início. Bom seria se a senhora se juntasse a nosso Movimento Proparque na busca das soluções para os problemas que ainda persistem em nosso parque. Será muito bem recebida. Fica o convite.

Nenhum comentário: