quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Movimento Proparque Quer Ser Recebido pela Prefeita de Fortaleza Luizianne Lins

O Grito pelo Parque, realizado dia 6 de novembro, das 6h30min às 7h30min, em protesto pela paralisação da obra de revitalização do Parque Ecológico Rio Branco, naquele parque, contou com a participação de várias pessoas da comunidade que deram seu depoimento de repúdio à paralização dos trabalhos de revitalização, há cerca de um mês. A obra é do orçamento participativo de 2006. Na placa colocada em abril, constava investimento de R$ 428.000,00; a placa atual, instalada em agosto, registra valor da obra: R$ 100.745,26.

Além de protestar, o Movimento Proparque reivindicou ser recebido pela prefeita Luizianne Lins, para expor as dificuldades por que passam os caminhantes. Diversos órgãos de comunicação estiveram presentes, especialmente emissoras de televisão. Os caminheiros sofrem no parque com as obras paralisadas: anfiteatro, recuperação de pontes e grades, troca do piso. O pior problema é a troca de piso, que causa grande desconforto aos caminhantes. A obra de abril, para terminar em agosto, foi prorrogada pra outubro, mas parou em setembro.

Segundo a prefeitura, a suspensão da empresa licitada decorre de não cumprimento de prazos e de serviços fora das especificações. O diretor da empresa Brasfor, Sr. Flávio Viana, disse ontem em noticiários de televisão, que a construtora ficou impossibilitada de continuar os trabalhos, por falta de pagamento. O Movimento Proparque não sabe quem está com a razão e espera que a prefeita resolva o problema.

AUDIÊNCIA COM A PREFEITA -- Em documento protocolado no gabinete da prefeita, o Movimento Proparque pede audiência com a seguinte pauta de discussão:
1. Decreto da prefeita para que o parque volte a ter os mesmos os limites de 1992, pois o prefeito Juraci Magalhães reduziu o tamanho do parque pelo Decreto 10789, de 16.jun.2000.
2. Iluminação definitiva. AMC comprometeu-se em 30.ago.07, a elaborar projeto em 30 dias.
3. Vigilância 24 horas. Guarda Municipal promete colocar 4 guardas no parque durante o dia e vigilância armada à noite, a partir de dezembro.
4. Desapropriar imóvel para nele funcionar o laboratório previsto no projeto do borboletário.

Revitalização do parque
O projeto de revitalização foi acertado entre moradores representados pelo Movimento Proparque e órgãos da Prefeitura de Fortaleza. Está pronto desde 22 de março de 2006. A verba para execução da obra é do orçamento participativo de 2006. Veja mais informações sobre a situação do parque, nos documentos abaixo:

* Diagnóstico do Parque Ecológico Rio Branco em novembro 2007, postado dia 4 de novembro, e
* PARQUE ECOLÓGICO RIO BRANCO: FALTA O PODER PÚBLICO CORRIGIR, postado dia 28 de outubro. Neste último texto, há uma relação de problemas daquele parque. O primeiro fala de cada problema em detalhes e apresenta propostas para melhor uso do parque. A relação de problemas foi entrega ao secretário da SER II em 24.out.2007, em reunião convocada pela Secretaria Regional II, no Restaurante Kukukaya.

Nenhum comentário: