domingo, 28 de março de 2010

Populares Rejeitam Estaleiro no Titanzinho

Carta de Entidades Populares entregue aos representantes da Petrobras em Fortaleza rejeita o estaleiro no Titanzinho e cobra presença social da empresa no bairro Serviluz. A entrega ocorreu durante manifestação sexta última, com apoio de vastos segmentos da sociedade: universitários, entidades ambientalistas, igrejas, associações populares.


Ao Presidente da PETROBRAS, Sr. José Sérgio Gabrielli;

Ao Presidente da TRANSPETRO, Sr. Sérgio Machado.

As entidades abaixo assinadas, por meio de seus representantes, vem expor aos senhores o que se segue:

As organizações populares do Serviluz, os movimentos sociais e ambientais de Fortaleza, artistas, intelectuais, acadêmicos, autoridades políticas, personalidades sociais dos mais diferentes campos de atuação social, têm se manifestado reiteradamente contra a construção do estaleiro PROMAR na praia do Titanzinho, bairro Serviluz, em Fortaleza. Os argumentos urbanísticos, ambientais, sociais, culturais, históricos e econômicos vêm sendo reiteradamente divulgados nos mais diferentes espaços e meios de comunicação. Apesar do posicionamento de grande parte da sociedade fortalezense, algumas autoridades políticas, comandadas pelo governador Cid Gomes, insistem em impor a construção do referido estaleiro. O debate tem sido enriquecedor para desconstruir uma visão de “progresso” nada sustentável e aumentar a consciência dos cidadãos para uma visão mais inclusiva e democrática de cidade. Porém, nos preocupa a obstinação de um governante em querer impor sua visão, por mais atrasada que seja, ao conjunto da sociedade.

Informamos aos senhores que não aceitaremos de forma alguma a destruição da praia do Titanzinho. Causa estranheza que a Transpetro, e por conseqüência a PETROBRAS, tenha habilitado para licitação um projeto virtual que não possui qualquer licenciamento prévio, aceitando a artimanha ilegal de usar um licença vencida para um projeto de ampliação do porto, que inclusive já caducou há anos.

Para este empreendimento ir adiante, o empreendedor terá que passar por cima de tudo o que a lei prevê em termos de ordenamento urbano e ambiental, infringindo o Plano Diretor de Fortaleza, construído a partir de amplo processo de participação social. Ressaltamos que mesmo que consigam, com apoio nada republicano de políticos, e passando por cima da memória comunitária, o empreendedor precisará passar por cima do povo, disposto a lutar e morrer por seus direitos.

Não aceitamos tamanha injustiça sócio-ambiental em nossa cidade. Por isso nos dirigimos aos senhores. Na verdade, entendemos que as empresas, em especial a PETROBRAS, possuem um histórico de dívida social com essa região. Afinal, após anos de vizinhança, não há nenhum projeto de responsabilidade social na comunidade.

Exigimos veementemente que as grandes remessas de lucro da PETROBRAS e suas empresas possam ser utilizadas a serviço do desenvolvimento sócio-ambiental da população brasileira e não apenas em favor dos grandes especuladores nacionais e estrangeiros.

A paz é fruto da justiça social!

Salve a natureza – preserve o Titanzinho!

Assinam:

Escolinha Beneficente de Surf do Titanzinho

Escola de Surf Aloha

Titanzinho Surf Clube

Assoc. dos Moradores do Serviluz

Assoc. Comunitária Vila Mar

Assoc. Comunitária dos Moradores do Titanzinho

Ong. Serviluz Sem Fronteiras

Movimento dos Conselhos Populares – MCP Serviluz

Casa de Nazaré

Escolinha de Surf Boca do Golfinho

Nenhum comentário: