sábado, 20 de junho de 2009

Passeio à Prainha do Canto Verde

O Movimento Proparque vai à Prainha do Canto Verde, dia 5 de julho, dentro dos Passeios Ecológicos Proparque. Sairemos cedo, às 6 horas, do Parque Ecológico Rio Branco, e retornaremos no final do dia. A passagem sai por R$ 50,00 a pessoa, com direito ao ônibus, almoço e café da manhã à base de frutas e sucos. Os telefones para contato são 3254.11203 e 8838.1203.


Estes passeios o Movimento os realiza há mais de 10 anos. O primeiro foi pra Canindé, quando conhecemos um lance do Sertão Central. Já viajamos também para serras e praias. Sáo momentos de convivência do grupo com os convidados, quando todos conhecem mais um ecossistema do Ceará. Graças aos Passeios Ecológicos Proparque, pudemos realizar a Festa da Vida 2009 sem depender de financiamento externo.

Conheça a Prainha do Canto Verde

A Reserva Extrativista (Resex) Prainha do Canto Verde, em Beberibe (CE), foi criada a partir de demanda das comunidades locais e de manifestação popular. O decreto de sua criação foi assinado pelo presidente Lula nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, no último dia 5 de junho, no município de Caravelas, na Bahia. A Resex Prainha do Canto Verde é importante banco de recursos biológicos

Cerca de 200 famílias habitam hoje a área de cerca de 30 mil hectares da Reserva Extrativista Prainha do Canto Verde, no município de Beberibe, no Ceará. A luta pela criação da reserva vem desde 2001. Os trabalhos técnicos tiveram início com a elaboração de relatórios destinados a avaliar a real importância do ecossistema litorâneo no modo de vida, na cultura e na geração de renda das populações locais.

Além de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico para o estado do Ceará, a criação da Resex vai permitir a conservação dos recursos naturais renováveis, a preservação da cultural tradicional e o resgate da cidadania das populações extrativistas, dando condições de sustentabilidade e uma melhor qualidade de vida aos habitantes locais.

A Resex está localizada próxima aos principais estuários da região e é submetida a constante aporte de nutrientes e matérias orgânicas, constituindo significativo banco de recursos biológicos para os moradores locais. Segundo o laudo socioeconômico feito na região, o extrativismo é a principal ocupação da população. A pesca típica do litoral nordestino, realizada com paquetes, jangadas e catamarãs, é a atividade básica do local.

A Resex da Prainha do Canto Verde vai garantir a proteção de importante área marinha que ainda se apresenta em bom estado de conservação, possuindo fundamental importância para a conservação dos recursos vivos da plataforma continental do Ceará e do nordeste setentrional, caracterizada pela presença de recifes de corais e de algas calcárias, ambientes que possuem a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul. A criação da unidade de conservação reforça o compromisso do Brasil em ampliar sua área marinha protegida, de acordo com disposto na Convenção da Biodiversidade.

Nenhum comentário: