sábado, 16 de junho de 2007

O FUTURO DA TERRA EM SUAS MÃOS

Sonhar um mundo melhor e lutar por ele a partir do bairro. Esta idéia reuniu no Movimento Proparque moradores do bairro Joaquim Távora, a partir de 1995. Uma situação concreta mobilizou os cidadãos: o criminoso aterro do Parque Ecológico Rio Branco, região antes conhecida como Atapu, entre os bairros Joaquim Távora, Tauape e de Fátima, bem próximo ao centro em Fortaleza (CE), no Brasil.




O Movimento entregou um abaixo-assinado com mais de 1.000 assinaturas ao Prefeito da cidade em 1996. O marco inicial da luta foi um ato público no parque, em abril daquele ano, quando começou a coleta de assinaturas.


Negociações, entrega de requerimentos, audiências, manifestações no parque e fora dele, mobilização das pessoas, alianças com outras entidades ambientalistas e serviço de educação ambiental. Estas são rotinas no dia-a-dia do Movimento Proparque. Somos pessoas voluntárias nesse processo. Uma diretriz da entidade é atuar em conjunto com os órgãos governamentais, pois, como escrito na Constituição, a responsabilidade pelo meio ambiente cabe "ao pode público e à coletividade" (Art. 225).




Diretrizes gerais de atuação do Movimento Proparque:



  • Juntar no discurso a favor do meio ambiente os saberes científicos, filosóficos, das religiões e dos povos tradicionais, tendo no centro a valorização da vida e das condições para sua preservação na Terra.


  • Unir forças sociais, sem preconceitos, desde que estejam alicerçadas nos mesmos valores assumidos pelo Movimento Proparque.


  • Independência em relação a partidos poíticos, governos e religiões, no interesse do bem-comum.


  • Aprofundar a consciência da situação local e trabalhar sua transformação, sem perder de vista as relações do local com esferas mais amplas da realidade.


  • Acreditar que os cidadãos unidos possuem força ímpar.


  • Encarar a ação conjunta de poder público e coletividade como resposta ao imperativo da Constituição Brasileira, e não, como barganha política.

Trata-se de buscar o equilíbrio entre a reivindicação independente e a parceria, no interesse maior da presente e das futuras gerações.

Junte-se a nós

O lema "O Futuro da Terra em suas mãos" reflete a certeza de que nosso futuro comum, enquanto humanidade, impõe responsabilidades a todos, hoje. Dessa forma, o Movimento Proparque fica aberto à participação de quantos queiram colaborar na construção de um mundo melhor.


Nosso endereço é: R. Castro Alves, 180, bairro Joaquim Távora, Fortaleza, Ceará, Brasil. As reuniões da entidade ocorrem nas terças-feiras, às 19h30min. Contatos pode~m ser feitos também pelo e-mail movimentoproparque@bol.com.br.


















































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário: