sábado, 30 de junho de 2007

ASSEMBLÉIA DO POVO: SEGURANÇA PESSOAL E CULTURA DE PAZ

A Assembléia do Povo reuniu cerca de 30 pessoas e discutiu atitudes que cada um(a) pode tomar para aumentar sua segurança pessoal, nos ambientes que freqüenta. Houve também uma reflexão sobre o reforço da cultura de paz a partir da presença de cada pessoa como caminheiro(a) no Parque Ecológico Rio Branco. A assembléia aconteceu dia 30 de junho das 15 às 17h20min, na sede do Projeto Semear Adolescente Rio Branco, naquele parque.

A principal exposição foi feita pelo Coronel Paulo José Carvalho Costa, diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Ceará. Ele citou comportamentos de precaução que aumentam a segurança das pessoas, se adotados quando estas andam a pé, dirigem veículo ou vão às compras. O coronel deu "dicas" também para a hora do assalto não evitado. Valem sempre a calma, não reagir, entregar o que o assaltante exigir, não demonstrar raiva nem superioridade. Acima de tudo, é importante alimentar a consciência com a idéia de que o bem mais valioso é a vida. Afinal os bens materiais podem ser recuperados e, na pior das hipóteses, melhor perdê-los que perder a vida. Esta idéia matriz nos ajuda a tomar as melhores atitudes em todas as situações, ele assegurou.

O subinspetor Marcílio Távora, chefe do Pelotão Ambiental da Guarda Municipal de Fortaleza, abordou a criação e alimentação de uma cultura de paz pelos projetos Fortaleza de Paz (Monitoramento nas escolas), Trilhas da Saúde (Um dos pontos é a reciclagem de materiais) e Anjos da Guarda (Combate às drogas). Sua exposição foi complementada por informações dadas pelos subinspetores Demócrito e Francisco Irlan Sampaio.

Os presentes exaltaram a importância dos temas tratados, por serem complementares. Repudiaram a corrupção e a falta de investimento em projetos sociais, o que agrava os problemas de segurança pessoal e a cultura da violência e do desrespeito à vida. Ao mesmo tempo, o engajamento em ações de cidadania e atitudes simples como o cumprimento de "Bom dia!", "Boa tarde!", "Boa noite!", uma conversa com o colega caminheiro, são comportamentos que criam um clima de amizade em que as pessoas se sentem irmãs e se protegem mutuamente.

Nei Robson, coordenador do Projeto Semear Adolescente, explicou que o trabalho desenvolvido em seu projeto tem tudo a ver com a cultura de paz. Que é necessária a mobilização das pessoas na pressão sobre as autoridades constituídas, para maiores investimentos em educação e moradia. Completou afirmando que os adolescentes muitas vezes abandonam escolas e suas próprias casas, por serem ambientes sem as mínimas condições de uma boa convivência.

Ficou decidido voltar ao tema em uma próxima Assembléia do Povo. Movimento Proparque e Projeto Semear Adolescente realizam a assembléia uma vez por mês, sempre aos sábados, das 15 às 17 horas, abordando um tema de interesse da comunidade e os passos da mobilização em favor do Parque Ecológico Rio Branco. Desta vez não houve tempo para avaliar a Festa da Vida, mas os presentes firmaram os abaixo-assinados por segurança 24 horas no parque, verba para desapropriação de terrenos e para a mudança do nome para Parque Ecológico Atapu.

Nenhum comentário: