sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Passeio Ecológico: Açude Castanhão, Nova Jaguaribara, Polo Bezerra de Menezes


Passeio Ecológico Proparque
Açude Castanhão, Nova Jaguaribara, Polo Bezerra de Menezes
Dia 7 de março de 2010

Saída: 6h do Parque Ecológico Rio Branco- entrada da rua Castro Alves.
Retorno: 16h, com previsão de chegada a Fortaleza às 19h30min.


ROTEIRO:

1) Visita ao Açude Castanhão, a maior reserva de água potável do Estado do Ceará, construído com a finalidade de aliviar o drama das secas recorrentes e, ao mesmo tempo, evitar o alagamento das cidades que margeiam o rio Jaguaribe nos anos de chuvas fartas, como registra a história. Sob suas águas descansa a cidade de Jaguaribara, cuja população foi transferida para a Nova Jaguaribara, a primeira cidade planejada do Ceará.
O Castanhão é uma obra que envolve técnicas modernas de engenharia e, ao mesmo tempo, o misticismo do profeta que disse: “O sertão vai virar mar”, numa alusão ao que é hoje o açude.

2) Nova Jaguaribara, a cidade planejada para receber os moradores da antiga cidade coberta pelas águas, tem um pé no passado e outro no futuro. Ruas largas, espaços públicos amplos, alamedas, praças, tudo parece aguardar o início de uma história que a memória recente parece não querer ceder espaço, presa que está às lembranças e afetos afogados pelas águas do Castanhão. A igreja matriz foi feita com a mesma arquitetura da antiga, os mortos que descansavam no cemitério foram transferidos para a nova cidade, mas as lembranças, estas, são as mais difíceis de se transportar...


3) Polo Bezerra de Menezes, o assentamento modelo tem projetos sociais que envolvem mais de 400 crianças em uma área cheia de verde e de esperança. O lugar onde nasceu o grande cearense Bezerra de Menezes, o Médico dos Pobres, cuja vida foi baseada no Amor e na Caridade, hoje é um espaço onde reina a natureza.


Investimento: R$ 70,00 ( inclui transporte em ônibus executivo com ar-condicionado, banheiro, som e DVD, lanche, água e almoço).

Importante: as adesões ao passeio devem ser feitas até o dia 28 de fevereiro mediante o pagamento do pacote.

Recomendações: usar roupas leves, tênis, chapéu ou guarda-sol e protetor solar. Quem quiser descansar após o almoço pode levar rede ou colchonete.








Sobre o Movimento Proparque

O Movimento Proparque é formado por moradores do bairro Joaquim Távora e adjacências. Desde 1995 tem como missão realizar atividades em defesa do Parque Ecológico Rio Branco. Entre seus projetos destacam-se: Vejo Flores em Você, de incentivo à plantação de mudas no parque e ao cuidado com elas. Manhã Verde é outro projeto realizado com os usuários do parque e demais convidados, quando é apresentado um assunto de interesse relevante para a comunidade e para o parque. Outro projeto do Proparque é o Luau Literário, em noites de lua cheia, cuja finalidade é incentivar o uso do parque para atividades socioculturais e reunir a comunidade em clima de descontração e alegria. A Festa da Vida já é conhecida de toda a cidade de Fortaleza, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. O mais bem-sucedido projeto, porém, são os Passeios Ecológicos, cujo objetivo é promover a contemplação das diversas paisagens do nosso Estado e, ao mesmo tempo, formar modesto caixa para as atividades do Movimento Proparque. Neste 2009, a Festa da Vida teve o patrocínio dos Passeios Ecológicos, quando foi possível alugar som, imprimir materiais de divulgação, fazer camisetas, entre outras coisas. Portanto, quem participa dos passeios ajuda o Proparque em suas atividades.

Sobre os Passeios Ecológicos

Os passeios ecológicos surgiram da necessidade de recursos financeiros para as atividades do Proparque. Os projetos que são desenvolvidos pelo Movimento Proparque são custeados exclusivamente pelos Passeios Ecológicos. Portanto, quem adere aos passeios também é Proparque! Os passeios ecológicos têm, também, a finalidade de incentivar práticas ambientais saudáveis através de vivências e da contemplação dos ecossistemas visitados.



Passeios previstos em 2010:

Janeiro -> Guaramiranga
Março -> Jaguaribara
Abril -> Praia da Lagoinha
Maio -> Quixadá (visita especial à casa de Rachel de Queiroz)
Junho -> Sete Cidades ( PI)
Julho -> Acaraú
Agosto -> Serra da Ibiapaba
Setembro -> Canindé (turismo religioso)
Outubro -> Praia de Mundaú
Novembro -> Maranguape
Dezembro -> Camocim.

Um comentário:

Unknown disse...

Caros colegas, eu fui o Eng. Agrônomo responsável pelo plantio das mudas no Parque Rio Branco.

Recomendo uma visita a Reserva Natural Serra das Almas, localizada em Crateús, CE. A Reserva é mantida pela Associação Caatinga, uma ONG incumbida de proteger o bioma caatinga. A mesma possui acomodações e trilhas ecológicas onde os visitantes podem estar em contato direto com a natureza. Eu já morei na Reserva e posso dizer que é um momento único e prazeroso de estar em meio a mais 6000 hectares de área protegida por profissionais sérios e cheios de compromisso com o bioma caatinga que ao longo dos anos vêm sofrendo um rápido processo de degradação.

Vocês podem entrar no site www.acaatinga.org.br ou pelo telefone (85) 3241.0759 e obter mais informações.

Atenciosamente,

Magnum de Sousa
Eng. Agrônomo
Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (NEPAU)