sábado, 3 de outubro de 2009

Vigilância 24h: Carta à Prefeita de Fortaleza

Carta protocolada no Gabinete da Prefeita, dia 2 de outubro, às 11h30min. Até as 15h30min o computador ainda não havia fornecido o número do processo. Nossa cópia está assinada pelo funcionário Milton. São mais 942 assinaturas somadas às 1.326 protocoladas em fevereiro, o que totaliza 2.278 cidadãos se manifestando por um parque melhor.

Além da carta, seguem o manifesto e o teor do abaixo-assinado:

Movimento Proparque
O Futuro da Terra em suas mãos

Fortaleza, 2 de outubro de 2009.

À
Prefeita Luizianne Lins
Prefeitura Municipal de Fortaleza
Via Protocolo

Prezada Senhora,

VIGILÂNCIA 24 HORAS NO PARQUE ECOLÓGICO RIO BRANCO – Vimos por este intermédio entregar-lhe o manifesto Meio Ambiente Sadio como Fator de Felicidade, sobre a situação atual do Parque Ecológico Rio Branco, e o abaixo-assinado subscrito por 942 cidadãos e cidadãs de Fortaleza, exigindo vigilância 24 horas naquele parque.

Cumpre notar que um abaixo-assinado semelhante foi protolado no seu Gabinete, sob o número 13492/09, em 05.02.09, firmado por 1.326 pessoas.

São várias, e antigas, nossas sugestões para garantir a segurança mínima das pessoas e a preservação do patrimônio natural e construído daquele parque. Administrações se sucedem em Fortaleza, sem que a Prefeitura Municipal adote as medidas cabíveis. Infelizmente esta tem também sido a atitude de sua administração. Desde 2005, temos lhe encaminhado sucessivos apelos neste sentido, até aqui, em vão. Apenas medidas paliativas.

O manifesto faz uma síntese da situação atual do parque, culminando com o assassinato de três pessoas humanas de outubro 2008 a setembro 2009. Exigimos que a senhora tome para si as soluções pertinentes e definitivas, para que outras pessoas não venham a ser mortas no Parque Ecológico Rio Branco, e seu patrimônio natural e construído, preservado.

Solicitamos, também, a regularização fundiária do parque.

Contamos com sua ação efetiva e lhe apresentamos nossas cordiais saudações.

Luísa Vaz
Coordenadora do Movimento Proparque
Reuniões quintas-feiras, 19h, na Rua Castro Alves, 180 – Joaquim Távora, Fortaleza CE. E-mail movimentoproparque@bol.com.br
Nossa página na internet: www.movimentoproparque.blogspot.com
Fones 3254.1203 e 8838.1203

Meio Ambiente Sadio como Fator de Felicidade

Manifesto do Movimento Proparque durante a Manhã Verde
em 20.09.09
Se a vida não tem valor, o que mais é valor? Desde 1995, nós, moradores de toda a Fortaleza, mas em particular dos bairros Joaquim Távora, Tauape e Fátima, exigimos das autoriedades tratamento digno à vida no Parque Ecológico Rio Branco.

Entregamos requerimentos e abaixo-assinados às secretarias da Prefeitura Municipal de Fortaleza e ao Gabinete da atual prefeita Luizianne Lins, do ex-prefeito Juraci Magalhães e ao ex-prefeito Antonio Cambraia. Entregamos requerimentos a órgãos do Estado como a Cagece e a Secretaria de Serviços Urbanos. Também fomos a órgãos federais como o Ibama. Temos os comprovantes carimbados e assinados desses documentos entregues e alguns deles estão expostos aqui nesta Manhã Verde.

Este parque é um ambiente agradável que nós desejamos sempre esteja a serviço da felicidade humana. Queremos este ambiente cheio de árvores e de pássaros. Para nossa convivência, caminhadas e outros exercícios físicos que nos preservam a saúde. Entretanto, as plantas estão sendo quebradas. O patrimônio construído é depredado. Lamentamos as violências que nestes últimos 11 meses resultaram em três mortes.

Isso é inadmissível. Principalmente por já termos alertado todas as autoridades encarregadas. Se a vida não tem valor, o que mais é valor? Depois que cercaram o Parque Cocó e colocaram ali vigilância permanente, caiu a violência lá. Depois que fecharam o Parque das Crianças e colocaram vigilância lá, cessou a depredação. Portanto, as autoridades, cada uma em sua área de atuação, podem ser responsabilizadas pela depredação do patrimônio verde e do patrimônio construído aqui no Parque Ecológico Rio Branco. As autoridades podem ser responsabilizadas por não terem garantido vigilância 24 horas no parque e disso ter resultado as três mortes até agora ocorridas.

Registramos aqui, também, as péssimas condições de trabalho dos servidores da Emlurb, da Guarda Municipal e da Polícia Militar aqui no parque. É uma situação de indignidade: péssimo banheiro, sala sem uma lâmpada, sem um telefone e o vigilante dorme cercado de instrmentos de trabalho usados durante o dia. Enquanto isso, o começo da R. Frei Vidal, que poderia ser usado para aumentar a administração do parque, é ocupada por famílias e revenda de carro. E há outras ocupações irregulares na Av. Visconde do Rio Branco e na R. Castro Alves. E mais: os banheiros públicos não são disponibilizados para o público, falta sinalização no parque.

Deixamos aqui nosso veemente protesto. Como coletividade, estamos fazendo o posso papel. Exigimos que o Estado e a Prefeitura cumpram também o seu papel. Este manifesto e as assinaturas por vigilância 24 horas serão entregues à prefeita de Fortaleza, aos órgãos de segurança do Estado e do Município e ao Ministério Público Estadual.

Não pedimos. Exigimos vigilância 24 horas. Exigimos nosso direito de usar o Parque Ecológico Rio Branco como ambiente saudável e fator de felicidade humana.

Fortaleza, 20 de setembro de 2009.

ABAIXO-ASSINADO
Movimento Proparque
Queremos Segurança no Parque


Nós, cidadãos de Fortaleza, membros do Movimento Proparque ou apoiadores deste Movimento, vimos reivindicar da Exma. Sra. Luizianne Lins, Prefeita de Fortaleza, que coloque vigilância 24 horas no Parque Ecológico Rio Branco, com o objetivo de aumentar a segurança das pessoas e evitar as constantes depredações como quebra de árvores e equipamentos de uso coletivo. Fortaleza, 20 de setembro de 2009.
NOME ou ASSINATURA DOCUMENTO
__________________________________________________________

Nenhum comentário: