domingo, 4 de outubro de 2009

Otimismo trágico

O Movimento Proparque foi recebido em audiência dia primeiro e entregou aos representantes da Prefeitura Municipal de Fortaleza o manifesto Meio Ambiente Sadio como Fator de Felicidade e o abaixo-assinado por vigilância 24 no Parque Ecológico Rio Branco firmado por 942 pessoas. O secretário da SER II, Humberto Júnior, o comandante da Guarda Municipal, Arimá Rocha, o representante da Secretaria de Meio Ambiente, Rafael Tomyama, e o representante da Emlurb prometeram tomar algumas medidas para minorar a falta de segurança, mas manifestaram conformismo ante a situação de insegurança no parque, porque "a situação é a mesma em toda a cidade e a responsabilidada é nossa do mesmo jeito".

A resposta em aspas foi dada pelo secretário da SER II, Humberto Júnior, ante nosso questionamento se as autoridades não se incomodavam ante as três mortes no parque, em onze meses, pelas quais poderiam ser responsabilizados. Este é o lado trágico. Há, entretanto, da parte dos secretários, o compromisso de fechar o parque, fazer um orçamento para a colocação de câmaras de vigilância 24h, solicitar blitz da AMC, disponibilizar os banheiros para o público e fazer a sinalização interna do parque. Tudo sem data fixada. As negociações continuarão. Próxima reunião sem agenda fixa.

DETALHES E OUTRAS DECISÕES -- O secretário da SER II, Dr. Humberto Júnior, assumiu o compromisso de fechar os portões do parque, para o que comprará correntes e cadeados e os entregará à Emlurb, bem como de colocar grade de contenção de detritos na galeria pluvial da R. Castro Alves com R. Pe. Antonino.

A Emlurb dará instruções à administração do parque quanto ao fechamento dos portões e para disponibilizar os banheiros públicos para o público, enquanto o parque estiver aberto. Não foi acertada a hora de fechamento do parque, mas o Movimento Proparque sugere que seja das 23 horas às 5 horas do dia seguinte.

A SER II ainda se comprometeu a solicitar à AMC a sinalização de trânsito referente à proibição de entrada de automóveis e motos no parque. O Movimento Proparque ficou de reforçar esta solicitação junto à AMC. Caberá à SER II a sinalização interna do parque ecológico nas alamedas e equipamentos, quanto ao que é permitido e proibido.

O comandante da Guarda Municipal, Arimá Rocha, ficou de elaborar orçamento para a compra de câmaras de vigilância 24 horas, a serem instaladas no parque. Não foi estabeledico prazo para a compra nem para a instalação das mesmas. A rigor, não houve compromisso nem de comprá-las. Ficou marcada para o dia 8 uma reunião específica do Movimento Proparque com a Semam, para tratar de temas como a institucionalização do parque e ações de educação ambiental nos bairros próximos ao Parque Ecológico Rio Branco.

O representante da Semam, Rafael Tomyama, ficou de pesquisar em que o Fundo Municipal de Meio Ambiente (Fumdema) pode financiar a segurança do parque e outras melhorias.

Nenhum comentário: