quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Mais Árvores no Parque, Plantadas no Carnaval

Por
Ademir Costa

Pelo menos 70 novas árvores foram plantadas ontem no Parque Ecológico Rio Branco. Durante o baile do Carnaval Ecológico, adultos e crianças plantaram mudas oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de Fortaleza. As covas haviam sido abertas pela Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb). O Carnaval Ecológico foi organizado pela Secretaria Executiva Regional II e contou com o apoio do Movimento Proparque na divulgação.

O evento foi uma resposta da prefeitura à ameaça de que o parque seria invadido por famílias durante o carnaval. Famílias que já haviam recebido casas da prefeitura, para deixarem o parque. O alerta para as autoridades municipais foi feito pelo Movimento Proparque, via ofício. Segundo informações levantadas pela entidade, a nova ocupação do parque seria realizada durante os dias de carnaval. O Carnaval Ecológico foi planejado às pressas, a partir de 23 de janeiro, e o Movimento Proparque foi chamado para a reunião preparatória, comprometendo-se, de imadiato, a colaborar.

O Carnaval Ecológico foi de sábado a terça-feira de carnaval. Das 10 às 12 horas, crianças, adolescentes e adultos participaram de oficinas para confecção de máscaras, fantasias e bancos com material reciclável como garrafas pet e embalagens de cosméticos. No baile de ontem, usaram as fantasias. Os bancos tipo puf foram feitos de garrafas pet. As oficinas foram coordenadas por Mara Calvis, da Semam, e aplicadas pela equipe daquela secretaria. As pessoas foram incentivadas a trazer embalagens pet que eram trocadas por mudas de plantas ornamentais. Certa de 400 mudas ficaram à disposição. As que não foram distribuídas nem plantadas ontem, serão plantadas ainda nesta semana, conforme a Emlurb.

Para o Movimento Proparque, o carnaval cumpriu os objetivos de inibir a ação de possíveis invasores, educar crianças e adultos para questões de preservação ambiental e arborizar o parque que possui uma área bem verde e outra considerada o "deserto do Saara". Durante o Carnaval Ecológico, a Polícia Militar e a Guarda Municipal vigiaram o parque. Populares ficaram frustrados porque não se apresentaram as Agremiações Carnavalescas, como previsto na programação oficial. A imprensa deu boa cobertura ao evento.

Nenhum comentário: