domingo, 1 de dezembro de 2013

Piquenique no Parque



O Piquenique no Parque é um projeto do Movimento Proparque, tendo como objetivo incentivar o uso deste espaço público e, ao mesmo tempo, a sua sustentabilidade.

Abaixo, o grupo Rytmos e seus convidados:


Este é um projeto aberto a todas as pessoas que desejem contribuir com sua arte e sua presença.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Resistimos



Eu e minha planta na calçada resistimos aos ataques da Coelce;
à cara feia de quem não entende que folhas caem, o vento as leva aonde quer, mas elas não são lixo;
aos clichês de quem já percebeu que em matéria de segurança pública estamos entregues à própria  sorte,
mas ao invés de cobrar esse serviço do poder público prefere botar a culpa nas plantas, afirmando que "elas escondem ladrão", como se ladrão andasse se escondendo de alguém ou de alguma coisa;
minha planta dá beleza, sombra, flores, abrigo aos pássaros, ar puro e... dá licença tê-la, pois a calçada é da minha casa!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mês do desgosto no Parque Rio Branco

Diz-se, com pessimismo, que "agosto é o mês do desgosto". Fico pensando que a sentença tenha muito a ver com as nossas condições climáticas, pois é neste mês que o nosso ar fica mais pesado, a temperatura aumenta e o sol castiga com mais rigor, principalmente em ano de seca. Aqui no parque este foi, de fato, o mês do desgosto, especialmente para quem tem apreço por esse espaço. Já nos primeiros dias do mês vândalos devastaram a vegetação da nascente do riacho Rio Branco. Na sequência de mais ou menos vinte dias atearam fogo em dois trechos do parque. Para completar, uma empresa terceirizada pela prefeitura fez capina e levou no eito muitas plantas ornamentais, sem contar com a destruição de várias plantas em pontos diferentes do parque. Esquisito é saber que os malfeitores não foram vistos por ninguém...

Iguanas, cobras e saguis foram capturados por pessoas, pássaros foram embora com seu canto talvez para sempre... 

Dor e revolta encheram meu coração na segunda, dia 26. A paisagem do parque foi afetada drasticamente. Havia no ar uma nuvem de poeira e fuligem, um misto de morte e de dor. Para completar o quadro, os trabalhadores da empresa terceirizada amolavam suas enxadas para capinar a vegetação rasa, deixando o solo exposto.

Encontrei D. Juraci (quarta foto da sequência) que, após longa enfermidade voltara ao parque para fazer caminhada. Diante da poluição do ar ela usava uma fralda para proteger a boca e o nariz. Pedi-lhe permissão para fazer este registro. Nós que usamos o parque exigimos respeito. Não é justo o que estão fazendo. 
(Luísa Vaz)













quarta-feira, 12 de junho de 2013

Quem não gosta de rosas?

Compartilho esse emocionante depoimento do Eli pela pura alegria que sinto de saber que é assim que ele nos vê. Obrigada, Eli. Não é todo dia que recebemos rosas em tão boa forma. Ao contrário, muitas vezes somos vítimas da antipatia e até da hostilidade de quem acredita que a forma certa de agir é se pôr aos pés do poder e ser-lhe obediente e fiel até mesmo em seus erros. Quantas vezes somos criticados por não nos aliarmos a determinado político ou partido, por lutarmos por nossa independência cidadã...    

Acho natural que a secretária queira receber o Proparque, pela expressão que ganhou na cidade, graças à forma como atua, através de uma constância que já virou tradição. Temos muito a aprender com Ademir e sua turma, que há 15 anos realiza a Festa da Vida, que há não sei quantos outros faz seus passeios ecológicos, suas reuniões semanais, seus dias de leitura. Isso chama atenção, diz que o movimento existe. Goste o governante ou não ele tem de engolir isso — e receber, nem que seja pra bater papo e fazer umas promessas.

Sei que é difícil manter constância e que nem todo mundo tem as mesmas condições que talvez o pessoal do Proparque tenha, mas vale refletir sobre seu exemplo, não para copiar ipsis literis, mas para absorver a ideia de constância com as coisas simples, criando as próprias tradições, indicativos palpáveis de que aquele grupo ou movimento não é algo que aparece igual bombeiro, pra apagar incêndio, mas que está ali, todo dia, nos dias ruins e também nos dias de festejar a Vida.


Sou um admirador da forma como o Proparque atua e acho que esse exemplo deveria ser replicado por toda a cidade, por todas as cidades. Vários proparques fazendo seu "trabalho de formiguinha" fariam uma pressão grande demais pra ser ignorada pelas esferas de poder do nosso Estado pseudo-desenvolvimentista.

 Antonio Eli Barbosa 

sábado, 8 de junho de 2013

Festa da Vida encerra Semana do Meio Ambiente em Fortaleza

Uma tarde em meio à natureza com atrações artísticas e exposições mostrando o que movimentos e entidades de Fortaleza fazem para tornar a vida melhor. A proposta é da 15ª Festa da Vida, iniciativa do Movimento Proparque, que acontecerá domingo (9), no Parque Ecológico Rio Branco, em Fortaleza, das 16h às 19h. Com o evento, representantes de entidades e movimentos ambientalistas encerram a Semana do Meio Ambiente.
 
Com dança, música, pintura, faixas, cartazes, teatro de boneco, panfletos, poesia, vídeo, demonstrações, performances, teatro de rua, fanzine, colagens, cinema, desenhos as ações em favor da vida serão apresentadas. Uma dessas entidades é o Lar Amigos de Jesus, que vai apresentar exposição de seu trabalho junto a crianças em tratamento de câncer. O Projeto Ecogalera, de educação ambiental, também estará presente.
 
Entre outras atrações, estão a Paróquia de Fátima, com trabalho na área da reciclagem, fará coleta de materiais, especialmente eletrônicos; o Comitê Popular da Copa, expõe a campanha contra a exploração sexual das mulheres; a Escola Vila fará cortejo pelo parque com a Cocobra, armação gigante que faz a alegria das crianças  e desperta para a importância de preservação da natureza; o Movimento Pró-Árvore fará plantio de uma árvore e oficina de semeadura; o veterinário Maurício Plutarco ensinará como cuidar de animais; estão previstas ainda oficina de fanzine sobre a questão: “como me sinto no parque?” e outra sobre como fazer uma composteira para material de cozinha.
 


Na parte artística, a Festa da Vida terá a peça “Pato aqui, pato acolá”, do Circo Tupiniquim, grupo de chorinho Ritmos, apresentação do tecladista Manoel Messias de Araújo, da cantora e compositora Márcia Paiva e do professor Mardônio Gomes, que vai  lançar seu CD Nosso mundo.
 
“A música tema este ano é ‘O Sal da Terra’, de Beto Guedes, a partir da qual foi elaborado o tema ‘Deixa nascer, crescer e fluir o amor’. Os claros sinais de morte na crise ecológica que enfrentamos deram origem à Festa da Vida, celebrada desde 1998 [exceto 2009], sempre na Semana do Meio Ambiente”, informa o jornalista Ademir Costa, da coordenação do Movimento Proparque.
 
A Coordenadora do Proparque, Luísa Vaz, esclarece que a festa é aberta ao público e gratuita, mas as pessoas que desejarem podem levar um quilo ou mais de alimento não perecível. As doações são para famílias pobres cadastradas pela Paróquia do São João do Tauape.
 
Mais informações: Ademir Costa e Luíza Vaz, da Coordenação do Movimento Proparque – (fone: 85 3254 1203 e 8838.1203) /http://movimentoproparque.blogspot.com

Originalmente postado em Agência da Boa Notícia:

Atrações da Festa da Vida 2013

Festa da Vida 2013

Movimento Proparque

VEJA AQUI AS ATRAÇÕES
1.       Mardônio Gomes lança CD “Nosso Mundo”, de músicas sobre meio ambiente [Ele é Professor da Escola Papa João XXIII]. Estará acompanhado pela Banda CirculaSom.
2.       Fundação Mata Atlântica com oficina sobre carvão ecológico.
3.       Paróquia de Fátima, com coleta de recicláveis eletrônicos
4.       Centro Cultural Banco do Nordeste: Circo Tupiniquim com a peça “Pato Aqui, Pato Acolá”.
5.       Márcia Paiva vem cantar
6.       Escola Madre Teresa de Calcutá trará alunos com número de música.
7.       Alguns diretores de escolas já se comprometeram a divulgar colocando faixas e distribuindo os convites entre alunos e professores.
8.       Projeto Crescer com Arte, com banda de percussão.
9.       O veterinário Maurício Plutarco, para cuidar de animais.
10.   Brinde: um saco de ração animal para sorteio entre os donos de cães.
11.   Comitê Popular da Copa: campanha contra a exploração sexual das mulheres na copa.
12.   Comunidade Lauro Vieira Chaves com sua TV popular
13.   Projeto Ecogalera: jovens de escola pública em campanha criativa pelo meio ambiente.
14.   Entidades do Movimento Contra Remoções: exposição.
15.   MOVIMENTO PRÓ-COLETA SELETIVA COM GERAÇÃO DE RENDA, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
16.   Escola Vila: traz a Cocobra.
17.   Grupos Familiares Al Anon [do Bairro Tauape]: exposição.
18.   Lar Amigos de Jesus, casa que acolhe crianças acometidas de câncer e seus familiares: Exposição.
19.   Movimento Pró-Árvore: mala da prosperidade
20.   Movimento Pró-Árvore: plantio de uma árvore e oficina de semeadura;
21.   Movimento Pró-Árvore: exposição de fotos.
22.   Oficina de fanzine em cima da questão: como me sinto no parque?
23.   Oficina sobre como fazer uma composteira para material de cozinha.
24.   Manoel Messias de Araújo, tecladista.
25.   Grupo Ritmos [Chorinho].
26.       Aplicação de Reiki voluntário por David Ribeiro

27.       Grupo Crítica Radical: lançamento da revista “De Saída”, com textos de autores do Brasil e de outros países questionando o capitalismo. Trabalho de divulgação científica ricamente ilustrado e com arrojado projeto gráfico.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Movimento Proparque prepara Festa da Vida 2013, dia 9 de junho, de 16h às 19h, no anfiteatro do parque Ecológico Rio Branco



O projeto Festa da Vida  é sucesso desde 1998, no Parque Ecológico Rio Branco, sempre no domingo mais próximo ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ideia é convidar pessoas e entidades que realizam atividades em defesa da vida para que mostrem, por meio de arte e exposição, os seus trabalhos.

Neste ano a festa será realizada no dia 9 de junho, de 16h às 19h, no anfiteatro do parque (Foto da Festa da Vida de 2012). A programação artística já conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste, que vai trazer o Circo Tupiniquim. Outras apresentações estão sendo analisadas.

A Festa da Vida é uma estratégia desenvolvida pelo Movimento Proparque para dar visibilidade ao parque e mostrar aos gestores públicos e à população de Fortaleza a importância deste espaço como área verde da cidade, lugar de vivências solidárias e de promoção da saúde física e mental de seus frequentadores.




sábado, 23 de março de 2013

Manhã Verde destaca o projeto Livro em Movimento


Com o objetivo de divulgar o projeto Livro em Movimento e aumentar o número de leitores no parque, o Movimento Proparque realizará no dia 14 de abril, de 9h às 11h, no Parque Ecológico Rio Branco, a Manhã Verde com destaque em autores cearenses contemporâneos, a exemplo de Jansen Viana, que já confirmou presença. Outros autores foram convidados, inclusive os que fazem literatura infanto-juvenil. 



A proposta é que os autores apresentem as suas obras e tenham um bate-papo com os presentes sobre o seu processo criativo. A finalidade do projeto Livro em Movimento é incentivar a leitura e dar visibilidade ao parque como lugar propício não apenas a caminhadas, mas também a vivências culturais e artísticas.
O Movimento Proparque é formado por moradores do bairro Joaquim Távora e adjacências, cidadãos que há 18 anos exercem o seu protagonismo social de forma voluntária, regidos pela busca do bem comum e do meio ambiente saudável. Participe!