sábado, 24 de setembro de 2011

Deixem o parque ser parque!

Ultimamente têm aparecido no parque pessoas com ar de salvador da pátria, querendo executar projetos pagos pela prefeitura com o discurso de que o parque "precisa ser utilizado". Nada contra quem quer ganhar dinheiro, mas uma verdade deve ser restabelecida: o Parque já tem seu uso! Por dia, mais ou menos 500 pessoas adentram o parque para as caminhadas, principal uso do parque. Jogadores amadores usam o campo de futebol, crianças e adolescentes do Projeto Crescer com Arte se encontram na sede do projeto, que é da prefeitura, o grupo de tai chi faz atividades nas segundas, quartas e sextas-feiras, os trabalhadores da Zona Geradora de Lixo têm um ponto de apoio no parque, aos domingos uma igreja evangélica do bairro usa o parque como salas de aula e, mais importante, o Proparque atua com diversos projetos desde 1995, conforme fotos em meu álbum virtual no orkut.

Mesmo que nenhuma atividade dessas que mencionei existisse, ainda assim o parque já teria o seu fim atingido como lugar que favorece o oxigênio para a cidade, o verde para a contemplação e o resfriamento do clima, o lugar de morada de pássaros, saguis e pequenos répteis, entre outras espécies. Isso não é pouco!

O pior que essas pessoas fazem é querer fazer intervenções na estrutura do parque, como colocação de pistas de bicicross, o que para nós configura perda de cobertura vegetal e impermeabilização, com o que jamais iremos concordar.

Nenhum comentário: