segunda-feira, 21 de março de 2011

Manhã Verde






Este projeto tem a finalidade de promover a discussão de temas relevantes para a comunidade usuária do Parque Ecológico Rio Branco e demais moradores do bairro Joaquim Távora. Desde 2003 até o momento atual vários assuntos foram discutidos: mudanças climáticas, segurança, meio ambiente, coleta de assinaturas, voluntariado e prevenção de doenças, entre outros temas.

Uma das estratégias adotadas é convidar pessoas e movimentos relacionados ao tema proposto para que elas apresentem a visão científica e, assim, fundamentem a discussão.

Quando o aquecimento global foi constatado e o mundo se viu diante do dilema de ter de reduzir a emissão de gases na atmosfera, uma das preocupações foi saber o que era possível fazer para salvar o planeta.

Para discutir o que nós poderíamos fazer, convidamos a Dra. Terezinha Xavier, que é pesquisadora de clima. Gentil e atenciosa, ela veio ao parque e expôs a situação do aquecimento global, falou das ilhas de calor em Fortaleza e afirmou que é possível amenizar a situação com o plantio de árvores.

Em outra Manhã Verde convidamos a PM e a Guarda Municipal para discutirmos Medidas de Segurança. Na ocasião o Capitão Carvalho, que é usuário do parque, deu dicas de segurança pessoal e coletiva. A partir dessa ocasião, enviamos abaixo-assinado aos órgãos de segurança pedindo vigilância para o parque.

Em 2010, comemoramos os 15 anos do Proparque com uma Manhã Verde. Com direito a bolo e a lembrancinha de debutante, o Proparque celebrou o começo de um novo ciclo em sua existência. Estamos crescendo e conseguindo o reconhecimento do nosso trabalho através dos seus frutos. Isso é muito bom!

Nenhum comentário: