sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Vejo flores em você

O projeto Vejo flores em você, do Movimento Proparque, foi pensado em um momento que poderia ser classificado como de desalento. Na época, por volta de 2002, o parque estava em situação crítica: 52 famílias ocupavam parte da sua área, havia uma total desordem no uso, sendo frequentes cenas de vandalismo e desrespeito ao bem público.

Antigas habitações irregulares caracterizadas pela precariedade. Ao serem removidos pelo poder público muncipal, os moradores ganharam casa com infraestrutura adequada.


Queimadas, animais soltos pastando, pessoas jogando lixo e entulho nos leitos dos riachos, entre outras agressões, eram cenas diárias.
Às vezes, quando nos vemos diante de uma situação muito difícil, somos obrigados a nos transportar, por via da esperança, ao futuro, pois é certo que não há mal que dure sempre. O projeto Vejo flores em você foi uma espécie de oração para nós mesmos não cairmos em desânimo.

Vejo flores em você é, acima de tudo, a não-aceitação de uma realidade. É a crença de que “nós podemos muito, nós podemos mais...”.
...E assim aconteceu: do esforço de muitas mãos surgiu a paisagem sonhada. Se é certo que ainda há muito a ser feito para o parque estar no ponto ideal, é fato também que hoje já é possível distinguir pelo verde o ontem e o hoje.


Situação atual do Parque Rio Branco.

Nenhum comentário: