quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Movimento Proparque retoma atividades de 2011

Manhã Verde: trilha guiada.


Após recesso de um mês, o Movimento Proparque reiniciou suas atividades, no dia 3 de fevereiro. Na pauta, encaminhamento de requerimentos à Emlurb, à PM e à Guarda Municipal para solucionar o problema da falta de vigilância no parque, entre outros destaques.

Desde janeiro de 2010 o parque se encontra sem vigilância. Esporadicamente a ronda da Guarda Municipal faz incursões pela área, e isso é válido, porém não é bastante para dar a sensação de segurança a que os usuários têm direito.

Atualmente há uma boa frequência de pessoas no parque: coopistas, grupo do Tai Chi, crianças e adolescentes do projeto Crescer com Arte, trabalhadores em função no parque e jogadores, entre outros, além de transeuntes que se deslocam indo ou vindo do trabalho ou de outros compromissos. Aos domingos uma igreja evangélica do bairro faz estudos bíblicos debaixo das árvores com crianças, jovens e adultos. Se for adotada a ação preventiva pela Guarda e a PM, com certeza mais pessoas virão se beneficiar do imenso potencial do parque.

É consenso entre a comunidade médica que certas doenças degenerativas podem ser evitadas com a adoção de hábitos saudáveis, entre os quais se incluem as caminhadas, a convivência, a exposição aos primeiros raios solares e a contemplação da natureza.


Trilha guiada durante Manhã Verde: explicações sobre o parque.


O poder público precisa fazer a sua parte e garantir que mais pessoas se animem a cuidar do corpo e da mente e, ao mesmo tempo, com a sua presença, fazer com que o nosso bem público tenha a visibilidade que merece ter.

A ação do Proparque em 2011 será, essencialmente, de exercer pressão sobre o poder público para que ele faça a sua parte e garanta as condições de uso e sustentabilidade do parque.

Nenhum comentário: