sábado, 2 de janeiro de 2010

Frustrações e Esperanças

Colocando os Pés no Chão

Leia e comente.

Colegas meus do campo ambientalista saudaram a eleição de Barack Obama como a chegada de "um novo tempo" de respeito aos direitos humanos, tratamento diferente aos povos deprimidos, vitórias da bandeira ambientalista do "presidente verde", essas coisas.
Terminando o primeiro ano de mandato do faraó, vê-se que não é bem assim: ele continua as guerras iniciadas pelo antecessor. Obama fez um discurso belicista ao receber o Prêmio Nobel da Paz. Coisa inimaginável, de tão contraditória. A homenagem a ele, aliás, uma homenagem no mínimo "estranha" para quem ainda tem muito a fazer, pois lhe restam 7 anos de mandato (considerando que lá a reeleição é coisa certa, mas veja tópico adiante). Ele não dá sinais de inflexão nas suas posturas para com o mundo em desenvolvimento. Sua posição na Cop 15 foi "a treva". Os EUA continuam os mesmos: Bush não referendou Kioto; Barack "fritou" Copenhague.

A reeleição não é certa
Colegas analisam a situação de Barack Obama e dizem que ele ainda tem 3 anos para meter os pés pelas mãos, frustrar o eleitorado e perder o apoio dos donos do capital, os que realmente mantém a máquina funcionando nos EUA. Não torço por isso e não me julgo em condições de analisar o mandato dele. Gostaria que ele desse razão aos otimistas com sua eleição. Quanto a mim, ele eleito, mantive-me na postura que considero ter sido a mesma dos hebreus escravos no Egito: descrença frente a mais um faraó chegando ao trono.


Mídia que faz jus ao título PIG
Jornais, revistas e televisões brasileiros ignoraram solenemente a 1ª Conferência Nacional de Comunicação. Pior pra ela. Os jornalões já não têm credibilidade, dão as costas para o povo. Mais ainda. Preferem não ouvir a voz que vem dos jornalistas, de setores do governo e da sociedade civil. Tudo faz para merecer o título que Paulo Henrique Amorim lhe deu: PIG ou Partido da Imprensa Golpista.

Ignorando tudo o que não é espelho
A imprensa brasileira continua desprezando os reconhecimentos do Mundo a Lula: não noticiou com a devida ênfase a escolha de nosso presidente como "homem do ano" pelo jornal francês Le Monde. Como não reconheceu o título que a ONU lhe deu, anos atrás, por causa da criação do Fome Zero. Repercutiu negativamente, diminuindo a importância do fato.

O Brasil não está no centro do mundo
Também não é como disse a revista do jornal o Povo dia 31. Ao contrário do que escreveram meus colegas daqui, o Brasil não está no centro do mundo. Líderes como Shimon Peres (Israel), Hahmud Abbas (Palestina) e Mahmud Ahmedinejad (Irã) pedem ajuda ao Brasil para a solução de suas questões na diplomacia internacional, porque nosso país está em posição de destaque, e isso é bom. Mas o destaque dado ao Brasil não decorre de nossa importância por nós mesmos, mas pelas estratégias de sobrevivência deles.

O Brasil: competente, sim, mas "paparicado" pelos grandes
A diplomacia e a economia do Brasil desenvolveram com competência uma diversificação dos consumidores (importadores) de seus produtos, com o que adquiriu certa imnportância no cenário muncial. Os "grandes" não querem nos deixar muito soltos. Dão-nos alguma importância para que não fortaleçamos muito nossos músculos. Eles nos "paparicam" como forma de nos manterem satélites. Reconheçamos: que Barack Obama chama o presidente Lula de "o cara" e o presidente Francês chama nosso líder para, juntos pressionaram a cúpula de Copenhague por diferentes motivos, dentre os quais: nosso verde, que eles querem "queimar" nas soluções de sua fome de alimentos, tornando o Brasil fornecedor de frutas; de petróleo, de olho em nossas reservas e em nosso biocombustível; de mão-de-obra, pois sabem que podemos trabalhar para produzir, por exemplo, os minérios de que eles precisam, e exportar-lhes a preço de banana.

O Movimento Ambiental de Fortaleza Conquista Arie
As dificuldades de mobilização do movimento ambiental de Fortaleza merecem estudo, para que possamos agir melhor. Ainda assim, conquistamos a Área de Relevanta Interesse Ecológico (Arie) Dunas do Cocó. Com mobilização do Movimento Salvem as Dunas do Cocó e apoio do vereador João Alfredo, ambientalista de primeira hora.

A "Chama" Continua Acesa
Descortina-se uma nova fase em nossa história que convencionamos dividir em anos. Os movimentos sociais pressionando o poder constituído em todas as esferas: local, de país e planetária. É a esperança de construir um mundo melhor. O sonho de mil gerações continua atual. Assim, "o amanhã será um novo dia". "Fé na vida, fé no homem, fé no que será. Nós podemos muito, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será".

Envie seu comentário.

Nenhum comentário: