terça-feira, 25 de março de 2008

Presidente da Emlurb Visita o Parque

Foi seu primeiro contato direto com o Movimento Proparque. Eveline Ferreira viu plantas mal cuidadas, obras inacabadas, a erosão do parque e a nascente do riacho Rio Branco sendo sufocada. Constatou, também, o plantio de pelo menos 150 mudas feito pela ong em parceria com o poder público e ouviu um relato dos 13 anos de atividades do Movimento.

A visita ocorreu dia 25, pela manhã. Hora de trabalho para a maioria dos membros da entidade, apenas Ademir Costa pôde receber a presidente da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) da Prefeitura de Fortaleza. No final, positivamente impressionada, a secretária comprometeu-se a articular-se com os secretários da SER II, Humberto Filho, e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Daniela Valente, para a elaboração do plano de manejo para aquela unidade de conservação, conforme determina a lei do Snuc -- Sistema Nacional de Unidades de Conservação. A visita será analisada na reunião da entidade, amanhã.

O Movimento Proparque demonstrou para a presidente o quanto é necessário o plano de manejo, para se determinar: como cuidar do parque (varrição e podas, por exemplo), de modo a não aumentar a erosão e embelezar mais o parque; a necessidade de reflorestar com plantas nativas; a experiência de proteger as mudas com pneus usados; a importância de se roçar o mato, porém conservando plantas nativas como a Chanana, que protege o solo e embeleza com flores. O Movimento Proparque reforçou a idéia de que o poder público e a ong, em conjunto, podem conseguir a adesão de maior número de moradores para cuidar do parque e usá-lo sem depredação.

Nenhum comentário: