sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

FAMÍLIAS AMEAÇAM OCUPAR O PARQUE DURANTE O CARNAVAL

A seguir, uma carta enviada aos seguintes órgãos e autoridades da Prefeitura de Fortaleza e do Estado do Ceará:

À Prefeita Luizianne Lins, Fax 3255.8358

Arimá Rocha, Comandante da Guarda Municipal, Fax 3066.2333

Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza, Sra. Daniela Valente, Fax: 3253.3911

Fundação Habitafor, Sra. Olinda Marques, fax 3488.3377

Francisco Humberto de Carvalho Júnior, Secretário da Secretaria Executiva Regional II, Fax: 3216.1808

Eveline de Sousa Ferreira, Presidente da Emlurb, Fax 3131.7608

Policia Militar do Ceará, Comando de Policiamento da Capital, comandante Cel. Sérgio Sousa Costa, Em mão.

A carta denuncia que ex-moradores do Parque Ecológico Rio Branco planejam ocupar novamente aquele parque. Mais de 40 famílias foram retiradas da área de preservação permanente. Para elas foram doadas casas em Mondubim e Vila União, em Fortaleza.

Segundo informações de pessoas que moram nas imediações do parque, 12 daquelas famílias estariam planejando instalar-se novamente no parque, em moradias precárias. Teriam vendido as casas ganhas. O valor das vendas, em média, seria R$ 1.000,00. Portanto, muito abaixo do valor de mercado dos imóveis.

O contrato entre a Fundação Habitafor e as famílias proíbe a venda ou aluguel dos imóveis. Entretanto, as vendas estariam ocorrendo "a céu aberto". Há até placas de venda de imóveis, nos conjuntos onde as famílias foram instaladas.

A denúncia do Movimento Proparque quer atingir um objetivo: que as autoridades ajam preventivamente. Que impeçam novas invasões.

Na verdade são duas cartas. Na última, denunciamos ao Comandante da Guarda Municipal, Dr. Arimá Rocha, a quebra de dois quiosques no parque, para furto da madeira. Fique à vontade para ler as cartas.

Movimento Proparque
O Futuro da Terra em suas mãos

Fortaleza, 22 de janeiro de 2008.

À
Prefeita Luizianne Lins
Fax 3255.8358


Prezada Senhora,

EX-MORADORES AMEAÇAM OCUPAR O PARQUE ECOLÓGICO RIO BRANCO – Comunicamos-lhe que circula em nosso bairro a informação de que famílias transferidos pela Fundação Habitafor do Parque Ecológico Rio Branco para a Vila União e para o Mondubim estão planejando invadir ou ocupar novamente o parque. A operação estaria marcada para o decorrer do carnaval. Segundo as mesmas fontes, as famílias estão guardando material na casa da Sra. Meire, na Vila Manduca, R. Castro Alves, cujas casas têm fundos para o parque.

Essas famílias alegam que:
1. Receberam casas ruins, por isso venderam as casas e agora estão na rua novamente; e
2. A prefeitura tirou-as do parque, mas nada colocou no local de seus antigos casebres, no parque. Nem planta nem equipamento.

Até o administrador do parque, Sr. Eudes Costa, já foi avisado desse plano.

Esta nossa comunicação tem um objetivo: que V. Sª tome as providências a seu alcance, a fim de que a ameaça não se concretize.

Contamos com sua ação preventiva e lhe apresentamos nossas cordiais saudações.

Ademir CostaGerente de Documentação do Movimento Proparque

Reuniões quintas-feiras, 18h, na Rua Castro Alves, 180 –Joaquim Távora, Fortaleza CE.

E-mail movimentoproparque@bol.com.br
Nossa página na internet: http://www.movimentoproparque.blogspot.com/

Carta enviada só para o Comandante da Guarda Municipal:

O Futuro da Terra em suas mãos
Fortaleza, 24 de novembro de 2007.

Ilmo. Sr.Arimá RochaComandante da Guarda Municipal Fax 3066.2333

Nesta Prezado Senhor, Enviei hoje pela manhã a seguinte nota para a imprensa:

DEPREDAÇÃO NO PARQUE ECOLÓGICO RIO BRANCO

Quiosques são Quebrados na Madrugada

Ontem às 3h35min, constatei três homens quebrando as telhas de um quiosque do Parque Ecológico Rio Branco, para furtar as madeiras. Acordei com um barulho, entrei no parque e vi de longe a ação dos marginais. Afastei-me sem falar com eles, pois eram pessoas desconhecidas e temi que reagissem com violência. Não é a primeira vez que isso ocorre. Nos primeiros dias de janeiro, eles fizeram o mesmo com o quiosque próximo ao campo de futebol de areia. Agora a depredação ocorreu no quiosque próximo à sede do Projeto Semear Adolescente.

O funcionário da Emlurb que administra o parque, Sr. Eudes Costa, tomou conhecimento da primeira investida. Não se sabe se comunicou o fato à presidente da Emlurb, para as medidas de precaução.

Estes fatos expõem mais uma vez a necessidade de o Parque Ecológico Rio Branco ter seus portões fechados a partir de certa hora da noite e de que no seu interior permaneçam seguranças armados. Os atuais vigias da Emlurb não portam armas, não estão preparados para enfrentamentos dessa natureza. Convém verificar se têm ao menos um telefone para chamar a polícia à noite, nestas situações. Em anos anteriores já ocorreram agressões dessa natureza.

Em 5 de julho de 2007, o comandante da Guarda Municipal, Dr. Arimá Rocha, assegurou que, a partir de dezembro 2007, o parque teria guardas durante o dia e seguranças armados à noite. Gestões sem êxito até hoje foram feitas junto ao Gabinete da Prefeita ( Waldemir Catanho de Sena Júnior, Gabinete da Prefeita Luizianne Lins – Fax 3255.8358 ), para que o parque tenha segurança armada à noite.

Ocorre um círculo vicioso: os gestores de órgãos da prefeitura dizem que não podem garantir segurança no parque antes da reforma, porque, com essa reforma, serão colocados portões. Ora, exatamente porque não há portões, justamente porque o parque está abandonado (reforma parada, sem guarda municipal), são roubados o material de construção e, agora, foram depredados os quiosques.

Sobre a reforma iniciada em abril 2007 e parada em outubro 2007, a Secretaria Regional II pode informar quando os trabalhos serão retomados. Em 24 de outubro 2007, informaram ao Movimento Proparque que seria feita nova licitação.

Mais informações:Luísa Vaz, coordenadora do Movimento Proparque, 3254.1203 e 8838.1203)Titulares dos órgãos citados.

Cordiais saudações. Ademir Costa
Gerente de Documentação do Movimento Proparque
Reuniões terças-feiras, 19h30min, na Rua Castro Alves, 180 –Joaquim Távora, Fortaleza CE.
E-mail movimentoproparque@bol.com.br
Nossa página na internet: http://www.movimentoproparque.blogspot.com/