sexta-feira, 6 de julho de 2007

Manhã Verde Homenageia Cuidadores do Parque

Na Manhã Verde no Parque, dia 5 de julho de 2007, o Movimento Proparque entregou certificados de cuidadores de árvores a José Pereira dos Santos (Arilson), Joana D'Arc Ferreira da Silva, Sebastião Moura, Maria das Graças Silva e Renan Richard Bezerra de Araújo, este último um garoto de 9 anos que plantou uma semente de pitomba, cuidou da pequena muda e plantou-a no Parque Ecológico Rio Branco no final daquela manhã.
Um dos objetivos da Manhã Verde era sensibilizar cada pessoa que caminha no parque a adotar uma árvore e cuidar dela, conforme o Projeto Vejo Flores em Você. Outra finalidade era confraternizar entre si e conversar com autoridades da Prefeitura de Fortaleza convidadas a participar. O presidente da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização, Ronivaldo Maia, comprometeu-se a desenvolver com a população um projeto paisagístico para o logradouro, retirar animais dali e contratar pessoal para retirar entulho de construção que ainda obstrui a nascente do Riacho Rio Branco.
O comandante da Guarda Municipal, Arimá Rocha, garantiu que, a partir de dezembro 2007, o parque terá mais uma dupla de guardas, ou até três, fazendo vigilância das 7h às 21 ou 22h, quando o parque será fechado e nele permanecerá vigilância contratada. Houve um bom diálogo com as autoridades, as pessoas presentes dando sugestões para melhorar a presença do poder público no parque.
Os homenageados falaram na ocasião. Arilson reclamou da retirada de um ponto de água a partir do qual ele cuidava das plantas, o que agora está dificultado. Joana D'Arc relatou que plantou uma árvore e nela colocou o nome de sua mãe, mulher amante da natureza. O Sr. Sebastião comoveu a todos, do alto de seus mais de 70 anos, ao conclamá-los a cuidar daquele parque que ele conhece desde que passou a morar em frente, em 1942. Disse orientar crianças para que não matem pássaros e plantas, falou do amor à natureza que nos retribui com o bem e da necessidade de educar os mais novos para o cuidado para com a natureza.
Um café ecológico foi servido, pois os presentes trouxeram sucos, bolos e frutas. Alguns apoiadores não puderam ficar, para participar. Deixaram sua colaboração e seguiram para seus serviços. Na oportunidade foi comemorado o aniversário de um ano de Miguel, filho de Maria José Holanda, integrante do Movimento. A Manhã Verde foi ornamentada com faixas, cartazes e com a bandeira do Movimento Proparque.

Nenhum comentário: