segunda-feira, 9 de junho de 2008

Festa da Vida: Confraternização de Artistas e Público Debaixo d'Água

A Festa da Vida foi um show com chuva, música, poesia, canto e coreografia. Abertura ao som de Gritos da Terra (Chega pra somar, meu povo!), de Pedro Sampaio (cantor baiano) em seu CD Vida Beija-Flor. Os artistas profissionais e amadores chegavam, mesmo com a chuva. O público presente não arredou o pé. O evento rolou ontem, 8 de junho, das 16 às 19h, no Parque Ecológico Rio Branco, em Fortaleza. A chuva impediu maior público, porém o brilho não foi menor.

Henrique Beltrão abriu o evento com muita música, sensibilidade e poesia, exaltando o reencontro de pessoas, natureza e vibração por um mundo melhor. Ele é professor da Universidade Federal do Ceará, escritor, cantor e compositor, além de radialista. Estava acompanhado por Rafael Lima e Rodrigo Bezerra. A um certo ponto, subiu ao palco Pingo de Fortaleza e cantaram juntos.

O grupo Poemas Violados declamou poesias ao som de violão. O povo aplaudia. Uma poesia, feita de improviso, exaltou as presenças debaixo da chuva e o empenho do Movimento Proparque em prol da natureza concretizada no Parque Ecológico Rio Branco. No decorrer de uma declamação, Sílvia Moura subiu ao palco e coreografou a música, arrancando aplausos entusiastas. Mírian de Medeiros, contagiada pelo clima do ambiente, pediu para recitar e declamou poesia com motivos na festa de São João e na cultura cabocla, a retratar o viés espirituoso de nosso povo.

Os presentes acomodaram-se debaixo de um toldo do grupo de escoteiros, sob os quiosques ou simplesmente sentados nos bancos, na chuva que ora parava, ora crescia em volume. Inicialmente, crianças recebiam pinturas em um estande. Algumas pessoas trouxeram livros para bibliotecas a serem instaladas em comunicades carentes.

Uma faixa do Movimento Ecológico do Estado registrou o protesto perante a interpelação movida pela secretária de meio ambiente da prefeitura, Daniela Valente, contra o militante da causa ambientel João Alfredo Melo Telles, pelo fato de ele haver discordado da licença à Torre Iguatemi, nas margens do Rio Cocó. As entidades entendem ser essa atitude uma criminalização do movimento ecológico.

O telefone toca: Duda Quadros informa não poder trazer a ciranda. Ele e a mulher, assaltados, providenciavam boletim de ocorrência. O Prof. Pardal, os pais e as crianças estavam "ilhados" na Escola Municipal Madre Teresa de Calcutá. A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura disponibilizou jogos de tabuleiro, mas os candidatos àquela diversão tiveram de desistir. Os atletas de Tai Chi Chuan foram impedidos de se exibir. O Maracatu Solar ficou dentro do ônibus, esperando tempo melhor. Não vindo, retornou sem se apresentar. A água não deu condições para a grafitagem do Grupo Ácidum. Esta generosidade dos que iam se apresentar -- e dos que se exibiram -- deixou marcas de gratidão no Movimento Proparque.

A infra-estrutura da festa foi garantida pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços e Cidadania (AMC), que iluminou especialmente o palco do anfiteatro e as entradas do parque; pela Emlurb, que fez capina e roçou o local; pela Guarda Municipal e Polícia Militar, que estavam a postos; e pelo Grupo de Escoteiros do Parque Ecológico Rio Branco, ao colocar faixas e painéis, e ficar "sempre alerta" para o que fosse necessário.

O Movimento Proparque agradeceu a quantos colaboraram para o êxito da Festa: imprensa, Prefeitura Municipal de Fortaleza, com 5.000 xerocópias do convite; a Casa de Apoio Sol Nascente conseguiu junto ao Banco do Nordeste o patrocínio de 20.000 convites impressos; os vereadores João da Cruz, José Maria Pontes, Fátima Leite e Mário Hélio, que também deram coópias de convites (100 cópias, cada). Os dois primeiros compareceram ao evento. A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil patrocinou 250 cartazes.

O Movimento Proparque não recebe verbas do município, nem do Estado, nem da União. As despesas com outros itens da festa correram por conta da entidade. A ONG considera que atingiu seu objeivo de levar a mensagem de preservação da vida (meio ambiente incluso) a pelo menos 24.000 pessoas que receberam o impresso em que convidava para o evento e divulgava seus projetos.

Nenhum comentário: