terça-feira, 26 de abril de 2011
Audiência Pública na Câmara dos Vereadores sobre áreas verdes de Fortaleza articula organizações governamentais e não-governamentais no Auditório Ademar Arruda
Com a presença de representantes de órgãos governamentais e não-governamentais e militantes do movimento ambiental foi realizada audiência pública sobre áreas verdes de Fortaleza, nesta segunda-feira, 25, articulada pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Vereadores e presidida pelo vereador João Alfredo.
Estiveram presentes entidades ligadas ao meio ambiente na esfera governamental, como o Ibama e a Semam, e entidades como o Instituto dos Arquitetos do Brasil, a Ordem dos Advogados do Brasil, seção CE, a Advocacia Geral da União, entre outros, além de militantes do movimento ambiental.
Escolhido para falar em nome dos movimentos sociais que defendem áreas verdes, Ademir Costa, do Movimento Proparque, expôs a situação atual da Lagoa da Maraponga, cujo uso pela população está sendo feito sem nenhum critério, sendo comum grande concentração de carros debaixo das mangueiras.
Sobre o Parque Ecológico Rio Branco, solicitou à Comissão de Meio Ambiente da Câmara que realize uma visita ao parque, destacando que a área continua sem proteção legal e sem demarcação dos limites geográficos. Outro destaque é a recuperação da nascente do riacho Rio Branco, que se encontra em fase de negociação com a Semam, mas cujo projeto ainda não nos foi apresentado.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Passeio Ecológico a Canindé
O passeio teve início com a contemplação do verde da paisagem da estrada. A riqueza do sertão foi guardada por trás de folhas secas e galhos retorcidos no verão e agora assume ares de ressurreição em folhas e flores. Um colírio para os olhos são os paus- brancos que se distinguem ao longo da estrada. Uma variedade de flores rasteiras torna a viagem um perfeito relaxamento.
Canindé, no sertão central, tem sua história marcada pelas curas e milagres de São Francisco. Na falta de atendimento de suas necessidades em casos de doença, os pobres se valem do santo e registram as graças através de imagens que são colocadas na Casa dos Milagres. Ali, as partes do corpo afetadas são expostas em forma de ex-votos. Pernas, braços, cabeça, mãos, rostos e outras áreas corporais mostram as marcas das doenças e vicissitudes que afligem o sofredor em busca do milagre e da cura para os seus males.
A estátua de São Francisco, em ponto elevado, dá um destaque à paisagem da cidade e compõe o roteiro do visitante ao maior santuário franciscano da América Latina. Também visitamos o Museu de São Francisco, a Basílica de São Francisco e a Casa dos Milagres, importantes pontos da cidade de Canindé, como pode ser visto nas fotos abaixo:
Assinar:
Postagens (Atom)