domingo, 26 de setembro de 2010

Manhã Verde Ressalta Ficha Limpa

Pessoas de diversos bairros de Fortaleza manifestaram-se hoje favoráveis ao respeito à Lei da Ficha Limpa, na Manhã Verde realizada no Parque Ecológico Rio Branco, pelo Movimento Proparque. O tema foi apresentado pelo Prof. Cláudio Régis Quixadá, ex-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz. Na oportunidade, foi lançado o Projeto Livro em Movimento, pelo qual quem quis levou livros para ler em casa e se comprometeu a devolvê-los na Manhã Verde de 24 de outubro próximo. A roda de conversa sobre o desmonte do código florestal foi suspensa porque a pessoa convidada para mediar não compareceu.

Na roda de conversa sobre a Lei da Ficha Limpa, as pessoas fizeram perguntas, discordaram entre si e foram esclarecidas pelo Dr. Régis Quixadá. O Movimento Proparque conduziu os trabalhos de modo a facilitar a troca de informações e impressões. A tônica foi a discussão da Política como espaço da cidadania, sem indicações ou referências a candidaturas de partidos políticos. O Movimento Proparque recebeu material educativo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz para distribuir entre as pessoas que andam no parque.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Trilha em Maranguape




Maranguape é uma revelação para quem se acostumou, como eu, a ver a cidade de passagem a outros destinos. Ruas bem cuidadas, praças arborizadas e uma empolgante memória esperam o visitante que se dedicar à contemplação de prédios e equipamentos que retratam o passado e o presente da cidade serrana que, de tão próxima, mais parece um bairro de Fortaleza, não fosse o diferencial da qualidade de vida que o verde da serra proporciona a seus moradores. Esse diferencial atrai muitas pessoas que, liberadas de horários rígidos de trabalho profissional, se mudam para a serra para ter contato com a natureza, lembrando o personagem Jacinto Tormes de A cidade e as serras, romance de Eça de Queirós, no qual retrata a passagem de uma vida cheia de tecnologia na cidade para a simplidade da serra, ainda que nessa passagem existam alguns apetrechos ditos civilizatórios.




A Mata Atlântica guarda surpresas ao caminhante disposto a desvendar-lhe as entranhas, ora no canto das árvores, ora numa flor singela que surge milagrosamente no meio do solo ressecado de setembro em ano de seca, como foi este.
O Proparque realizou a trilha ecológica no dia 12 de setembro. Socializaremos as fotos para incentivar novas trilhas na nossa companhia.

Luísa Vaz ( Movimento Proparque)