quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Esgoto no Parque Ecológico Rio Branco causa mau cheiro

Há 8 dias de se completarem três anos da denúncia, quem caminha no Parque Ecológico Rio Branco permanece incomodado por esgotos lançados naquele logradouro. O mau cheiro é grande e pode ser constatado hoje. A denúncia foi feita pelo Movimento Proparque em 26.dez.2005, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Na Célula de Controle Ambiental a denúncia foi protocolada como Ocorrência 544. O fone da Célula é 3452.6925. O geral da Semam é 3452.1910.
O Movimento Proparque suspeita de que algum condomínio das imediações do parque libera fossas para a galeria pluvial que atravessa o parque. A Semam alega que há um convênio com a Cagece para que esta fiscalize ligações de esgotos para galerias pluviais. O Movimento Proparque exige que a Semam faça valer o convênio e que as galerias não sejam poluídas. Estas águas que passam pelo parque vão para a Avenida Aguanambi e seguem pelo Lagamar até o rio Cocó.

NOTÍCIAS POSITIVAS SOBRE O PARQUE
Conquistas do Movimento Proparque em 13 anos de atividades:

Começamos nossas atividades em 1995. Motivo: construtura estava jogando entulho no Parque Ecológico Rio Branco, ao que tudo indicava, com apoio da prefeitura municipal de Fortaleza. De lá para cá, após muito chá de cadeira, abaixo-assinados, manifestações pacíficas no parque e inúmeras denúncias via imprensa, CONSEGUIMOS:

MAIOR circuito de caminhada no parque

NOVO piso nas alamedas

BRINQUEDOS para as crianças

PROJETO Crescer com Arte, para crianças e adolescentes em situação de risco

GUARDA Municipal no parque, durante o dia

SEGURANÇA pela Polícia Militar (prometeu dia 25.NOV.08, intensificar presença)

PLANTIO de mais mudas e sua aguação

VARRIÇÃO diária do parque

FESTAS e reuniões são feitas no parque, com tranquilidade, nunca houve problema

PASSEIOS ecológicos a ambientes de praia, serra e sertão. Desta atividade, fica algum dinheiro para custeio de faixas, cartazes, impressos. Não cobramos taxas de nossos sócios.

APOIO dos usuários do parque, em todas as nossas atividades.

REUNIÕES do Movimento Proparque abertas a todos. Na R. Castro Alves, 180, Joaquim Távora, atrás do parque, se você está na Av. Pontes Vieira. Quintas-feiras, 19h. Junte-se a nós.

OBSERVAÇÃO: O Movimento Proparque não recebe dinheiro de seus sócios, de políticos nem de órgãos públicos, nem de ongs (inter)nacionais. Também não é filiado a religião ou partido específico. Não se submete a qualquer esfera de governo. Nossa atuação é política em sentido amplo, mas não, partidária. Isso não significa rejeição a religiões ou partidos, ou órgãos públicos. Significa, apenas, que o nosso espaço é o espaço da livre expressão dos cidadãos, pressionando por nossos direitos. Agimos dentro da legalidade e entendemos que aos partidos e órgãos públicos cabe atender nossas reivindicações. Sem favor. Por justiça.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sucesso no Passeio à Casa de Rachel

O passeio ecológico do Movimento Proparque, dia 7 de dezembro para Quixadá, foi um sucesso. Visitamos o sítio Não Me Deixes, da Rachel, hoje reserva onde o Ibama solta pássaros apreendidos em poder dos criminosos. Em seguida, almoçamos na Serra do Estêvão, no mosteiro de São José, local onde Castello Branco dormiu a última noite de sua vida. Após o repouso e o café das 15h, seguimos até o Açude do Cedro, de onde seguimos para o Santuário Rainha do Sertão. Ali fruimos uma vista maravilhosa, às 18h.

A descontração na viagem, o café-surpresa ainda no ônibus, à base de frutas, o local onde Rachel escreveu O Quinze, deitada no chão, foram motivos de alegria e emoção para os 51 participantes do passeio. A viagem ecológica foi organizada pelo Movimento Proparque. No café da tarde, todos cantaram os parabéns pelos aniversários de Luísz Vaz, coordenadora, e do próprio Movimento Proparque, a entidade que há 13 anos luta pelo Parque Ecológico Rio Branco, em Fortaleza. Saimos às 6h30min e retornamos às 21h a Fortaleza.

O próximo passeio ecológico será dia 1º de fevereiro, para Guaramiranga.