segunda-feira, 21 de março de 2011

Manhã Verde






Este projeto tem a finalidade de promover a discussão de temas relevantes para a comunidade usuária do Parque Ecológico Rio Branco e demais moradores do bairro Joaquim Távora. Desde 2003 até o momento atual vários assuntos foram discutidos: mudanças climáticas, segurança, meio ambiente, coleta de assinaturas, voluntariado e prevenção de doenças, entre outros temas.

Uma das estratégias adotadas é convidar pessoas e movimentos relacionados ao tema proposto para que elas apresentem a visão científica e, assim, fundamentem a discussão.

Quando o aquecimento global foi constatado e o mundo se viu diante do dilema de ter de reduzir a emissão de gases na atmosfera, uma das preocupações foi saber o que era possível fazer para salvar o planeta.

Para discutir o que nós poderíamos fazer, convidamos a Dra. Terezinha Xavier, que é pesquisadora de clima. Gentil e atenciosa, ela veio ao parque e expôs a situação do aquecimento global, falou das ilhas de calor em Fortaleza e afirmou que é possível amenizar a situação com o plantio de árvores.

Em outra Manhã Verde convidamos a PM e a Guarda Municipal para discutirmos Medidas de Segurança. Na ocasião o Capitão Carvalho, que é usuário do parque, deu dicas de segurança pessoal e coletiva. A partir dessa ocasião, enviamos abaixo-assinado aos órgãos de segurança pedindo vigilância para o parque.

Em 2010, comemoramos os 15 anos do Proparque com uma Manhã Verde. Com direito a bolo e a lembrancinha de debutante, o Proparque celebrou o começo de um novo ciclo em sua existência. Estamos crescendo e conseguindo o reconhecimento do nosso trabalho através dos seus frutos. Isso é muito bom!

terça-feira, 8 de março de 2011

Passeios Ecológicos do Proparque

Passeio a Guaramiranga em 2008.

Este projeto surgiu da necessidade de formar um caixa para financiar as atividades do Movimento Proparque e, assim, manter a sua característica de movimento da sociedade civil independente. Ao longo dos quinze anos de existência do Proparque, vimos a dificuldade de fazer atividades que sempre geram um gasto e, ao mesmo tempo, sermos independentes de governos, partidos e políticos. Depois de algumas tentativas, como recorrer a pessoas amigas, vimos que a melhor solução seria vender um serviço, e assim, sem favores, teríamos com que bancar as nossas atividades.

Passagem por Redenção, onde conhecemos um antigo engenho.

Visita ao Açude Castanhão.

Os passeios mantêm coerência com os valores que o Movimento Proparque defende ao longo de seus quinze anos: os roteiros são pensados no viés socioambiental e privilegiam lugares interessantes do ponto de vista ecológico, os preços são acessíveis e bem abaixo do que é cobrado por empresas do ramo, tratamos as pessoas com atenção e carinho, sabendo que elas são nossas parceiras a partir do momento em que decidem fazer o passeio conosco, servimos lanches saudáveis e evitamos copos descartáveis.

Passeio à Prainha do Canto Verde.
Visita ao Açude Cedro, em Quixadá.


Este projeto tem alcançado não apenas o objetivo de formar caixa, mas também é um ótimo meio de divulgação do nosso movimento. Além disso, contribui para a formação de uma rede de relacionamentos e dá visibilidade ao parque, que é a razão de tudo.

domingo, 6 de março de 2011

FESTA DA VIDA 2011

Dia 5 de junho, de 17h às 19h, no anfiteatro do Parque Ecológico Rio Branco

Festa da Vida de 2006.


A Festa da Vida, projeto desenvolvido pelo Movimento Proparque, é realizada desde 1998, no Parque Ecológico Rio Branco, no domingo mais próximo ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Entre outros objetivos, como o de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, destacamos a defesa da vida em suas várias manifestações.


Festa da Vida de 2004: entidades mostram o que fazem em prol da vida.


Assim, convidamos as entidades governamentais e não-governamentais da cidade que realizam trabalhos em prol da vida para que elas apresentem suas atividades em clima de alegria e descontração, ao mesmo tempo em que convidamos a comunidade local e apelamos para que ela assuma a defesa do parque enquanto bem público.

Festa da Vida de 2010, com grande presença de público.